quinta-feira, 15 de outubro de 2015


RECURSOS TECNOLÓGICOS VIABILIZAM ATIVIDADES EDUCOMUNICATIVAS
Iara Maria Sapper Griebeler
Professora Estadual


Afinal, o que é educomunicação? Educomunicação é uma ciência transversal que congrega elementos tanto da educação quanto da comunicação. Neste sentido, é uma espécie de ponte entre as pessoas e os conhecimentos, uma proposta que promove a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.
A Educomunicação pressupõe o uso e as apropriações dos meios de comunicação nos processo de ensino-aprendizagem de forma criativa, crítica e colaborativa. As atividades podem ser desenvolvidas com alunos de qualquer série e podem ser utilizadas por professores de qualquer área e sua metodologia propõe o uso de recursos tecnológicos e técnicas da comunicação na aprendizagem através de meios de mídia.
O direcionamento do MEC para atividades neste sentido é que as ações utilizem recursos tecnológicos no desenvolvimento de projetos educativos dentro dos espaços escolares com a construção de propostas de cidadania engajando os alunos em ações de colaboração para a melhoria das relações entre as pessoas, além de projetos de aprendizagem por meio da reflexão critica e da possibilidade de intervenção na escola e na comunidade.
É preciso estimular o desenvolvimento de projetos como rádio escolar, produção de vídeo, fotografia, jornal, fanzine, história em quadrinhos, criação de agências de notícias, pois esses projetos podem potencializar a comunicação comunitária, a gestão da comunicação e do conhecimento no espaço escolar, assim como a integração entre a escola e a comunidade. São formas de tornar público o que se produz dentro e fora da escola.
No âmbito escolar, projetos que utilizem pressupostos da educomunicação visam ampliar a capacidade de expressão; desenvolver o espírito crítico dos usuários dos meios de comunicação; usar de forma criativa os recursos tecnológicos; criar e fortalecer ecossistemas comunicativos em espaços educativos, assim como, valorizar o protagonismo, o planejamento e a avaliação coletiva.
O grande desafio da educomunicação é fazer os alunos colocarem a mão na massa, produzindo materiais de qualidade sobre os conteúdos abordados. Por exemplo, sobre a degradação ambiental, os alunos improvisam filmagens dos pontos da cidade em que isso acontece, montam os vídeos fazendo as devidas formatações e terminam propondo como gostariam que fosse aquele local, com sugestões que a população pode adotar para a preservação do ambiente.
Em uma perspectiva educomunicativa, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) proporcionam recursos para o desenvolvimento da expressão comunicativa e criativa de crianças, adolescentes e adultos, incluindo os educadores. Seja por meio do uso de aplicativos ou em navegações na internet, a diversidade é o que permite potencializar a construção de conhecimentos. Neste sentido, as TICs se tornam aliadas no desenvolvimento intelectual do aluno. Não podemos abdicar do uso destes recursos na escola, já que estes já fazem parte do dia a dia das pessoas. No entanto, essas ferramentas devem ser vistas como recursos; é a mediação tecnológica e a produção colaborativa que garantem o desenvolvimento criativo e comunicativo.

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