RECURSOS TECNOLÓGICOS
VIABILIZAM ATIVIDADES EDUCOMUNICATIVAS
Iara Maria Sapper Griebeler
Professora Estadual
Afinal, o que é educomunicação? Educomunicação é uma ciência
transversal que congrega elementos tanto da educação quanto da comunicação. Neste
sentido, é uma espécie de ponte entre as pessoas e os conhecimentos, uma proposta
que promove a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.
A Educomunicação pressupõe o uso e as apropriações dos meios
de comunicação nos processo de ensino-aprendizagem de forma criativa, crítica e
colaborativa. As atividades podem ser desenvolvidas com alunos de qualquer
série e podem ser utilizadas por professores de qualquer área e sua metodologia
propõe o uso de recursos tecnológicos e técnicas da comunicação na aprendizagem
através de meios de mídia.
O direcionamento do MEC para atividades neste sentido é que
as ações utilizem recursos tecnológicos no desenvolvimento de projetos
educativos dentro dos espaços escolares com a construção de propostas de
cidadania engajando os alunos em ações de colaboração para a melhoria das
relações entre as pessoas, além de projetos de aprendizagem por meio da
reflexão critica e da possibilidade de intervenção na escola e na comunidade.
É preciso estimular o desenvolvimento de projetos como rádio
escolar, produção de vídeo, fotografia, jornal, fanzine, história em quadrinhos,
criação de agências de notícias, pois esses projetos podem potencializar a
comunicação comunitária, a gestão da comunicação e do conhecimento no espaço
escolar, assim como a integração entre a escola e a comunidade. São formas de
tornar público o que se produz dentro e fora da escola.
No âmbito escolar, projetos que utilizem pressupostos da educomunicação
visam ampliar a capacidade de expressão; desenvolver o espírito crítico dos
usuários dos meios de comunicação; usar de forma criativa os recursos
tecnológicos; criar e fortalecer ecossistemas comunicativos em espaços
educativos, assim como, valorizar o protagonismo, o planejamento e a avaliação
coletiva.
O grande desafio da educomunicação é fazer os alunos
colocarem a mão na massa, produzindo materiais de qualidade sobre os conteúdos
abordados. Por exemplo, sobre a degradação ambiental, os alunos improvisam
filmagens dos pontos da cidade em que isso acontece, montam os vídeos fazendo
as devidas formatações e terminam propondo como gostariam que fosse aquele
local, com sugestões que a população pode adotar para a preservação do
ambiente.
Em uma perspectiva educomunicativa, as Tecnologias da
Informação e Comunicação (TICs) proporcionam recursos para o desenvolvimento da
expressão comunicativa e criativa de crianças, adolescentes e adultos,
incluindo os educadores. Seja por meio do uso de aplicativos ou em navegações
na internet, a diversidade é o que permite potencializar a construção de
conhecimentos. Neste sentido, as TICs se tornam aliadas no desenvolvimento
intelectual do aluno. Não podemos abdicar do uso destes recursos na escola, já
que estes já fazem parte do dia a dia das pessoas. No entanto, essas ferramentas
devem ser vistas como recursos; é a mediação tecnológica e a produção
colaborativa que garantem o desenvolvimento criativo e comunicativo.
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