sexta-feira, 27 de março de 2015

COORDENADORIA PARTICIPA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NA SEDUC

Nos dias 24 e 25 de março aconteceu a primeira formação pedagógica em serviço, sob responsabilidade da Coordenação de Gestão da Aprendizagem/DP/SEDUC, no Auditório do DAER – Porto Alegre.
                O seminário teve como objetivo instrumentalizar os assessores pedagógicos das CREs, com ferramentas específicas e apropriadas, para todas as áreas de assessoria da Coordenação de Gestão da Aprendizagem, bem como para a abordagem sistêmica do conflito enquanto possibilidade positiva de aprendizagem e qualificação das relações.
                Na oportunidade, foram abordadas as seguintes temáticas: Educação Integral, Educação Rural, Educação Indígena, Educação Quilombola, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental, JERGS, Programa Mais Educação, Trajetórias, Escola Aberta, Educação Especial, Bibliotecas Escolares, Educação Ambiental, Educação Afro e Educomunicação.
                 O Secretário Estadual de Educação Carlos Eduardo Vieira da Cunha participou do evento relatando aos presentes que o Plano Estadual de Educação encontra-se na Assembleia Legislativa para discussão e posterior aprovação, salientou a importância das escolas reverem alguns itens deste plano e sugerirem alterações que acharem necessárias junto ao Setor Pedagógico da 14ª CRE.
                A Secretária Extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, também participou no dia 24 do Seminário de Formação dos Coordenadores Regionais de Educação, onde apresentou o funcionamento das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves).
                As Cipaves preveem a formação de grupos de trabalho nas escolas públicas estaduais localizadas em áreas de vulnerabilidade social, envolvendo alunos, pais, professores, direção dos estabelecimentos e funcionários. O objetivo do programa é diagnosticar as fragilidades no ambiente escolar para o planejamento de ações que visem à resolução dos problemas de forma viável e eficaz.  As Cipaves atuam na prevenção de incêndios, da violência escolar, do uso de drogas e de acidentes, e também em primeiros socorros, na preservação do patrimônio e cuidados no trânsito.
                A Secretária relatou a experiência realizada em Caxias do Sul, a qual deu origem à lei estadual 14.030/2012, de autoria da então deputada Maria Helena Sartori, que institui o programa no sistema de ensino gaúcho. "As Cipaves são uma semente na formação de cidadãos com uma postura diferente e com outro jeito de encarar a vida", sintetizou.

                A 14ª Coordenadoria esteve representada pela Coordenadora Regional de Educação Tania Rosana Matos Santiago e pelas Assessoras Pedagógicas Norma Brigo e Ivana Teixeira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITA DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE CERRO LARGO

Nesta sexta-feira (23), a Coordenadora Regional de Educação, Enida Teresinha Lange Sallet, juntamente com a equipe do setor pedagógico, rec...