segunda-feira, 18 de abril de 2016

DIVERSIDADE NA ESCOLA: CULTURA INDÍGENA EM DEBATE

Na última sexta-feira, aconteceu no Colégio Estadual Pedro II a culminância do projeto Diversidade na Escola: Cultura indígena em debate. As atividades do projeto foram realizadas envolvendo os anos iniciais, anos finais e ensino médio politécnico. A programação contou a participação do Cacique Romeu da Aldeia Tekoa Pyau, da professora Me. Nadir Lurdes Damiani – URI, da professora Doutoranda Bedati Aparecida Finoliet – UFFS e a mediadora dos trabalhos a professora do Pedro II, mestranda Luthiane M. V. de Oliveira  apresentando o painel “Povos indígenas: conhecendo o passado, compreendendo o presente e pensando o futuro”.
Os alunos abrilhantaram o evento com suas pesquisas, demostrando através de maquetes, cartilhas, confecção de material, relatos, produções textuais, desenhos e poesias. Na oportunidade também aconteceu à exibição do documentário: “Mbyá Rembiapó Nhemombeu: Arte Mbyá – Guarani e suas histórias”.
Trabalhar a questão indígena na escola é fazer com que o país conheça a si próprio, oferecendo ao aluno condições para estar em contato com as tradições de seu país, em especial o Brasil que apresenta uma rica cultura, buscando sua valorização, promoção e preservação.

Representando a 14ª Coordenadoria de Educação estiveram presentes a  Coordenadora Adjunta Enida Teresinha Lange Sallet e Assessora da Educação Indígena Elsa Trindade e a Assessora de Comunicação Susana da Costa.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITA DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE CERRO LARGO

Nesta sexta-feira (23), a Coordenadora Regional de Educação, Enida Teresinha Lange Sallet, juntamente com a equipe do setor pedagógico, rec...