terça-feira, 3 de fevereiro de 2015


DESAFIOS DO NOVO SECRETÁRIO

            Vieira da Cunha assume a Secretaria Estadual da Educação com os desafios de melhorar a qualidade do ensino e implantar gradualmente o turno integral na rede pública do Estado.

            Para isso, o novo secretário acredita ser necessário tomar um conjunto de medidas, que passam pela parceria entre o governo do Estado, governo federal, municípios, professores, funcionários de escolas e também pelas famílias de alunos. Outro ponto indispensável é a melhoria na infraestrutura da rede.

            “Temos que preparar as escolas para a realidade do século XXI, dotá-las de recursos tecnológicos, para que as nossas crianças tenham um aprendizado de qualidade”, afirma Vieira.

            Outro compromisso do novo secretário é com o ensino de turno integral. O começo deverá ser pelos CIEPs, as escolas projetadas e construídas durante o governo Collares para funcionarem em tempo integral, e que hoje, exceto a unidade de Canela, funcionam de forma convencional.

            “São escolas que já têm a concepção arquitetônica e o espaço necessário para funcionarem em tempo integral. Nós vamos, imediatamente, consultar essas comunidades para que, a partir do ano letivo de 2016, possamos retomar o funcionamento dos CIEPs de acordo com o projeto original”, adianta Vieira.

            Outra meta é a qualificação continuada do quadro de professores, com cursos de formação que aprimorem o corpo docente. Vieira também perseguirá o pagamento do piso do magistério, e classifica a parceria com a União como ponto indispensável. “Nós não podemos continuar acumulando essa dívida com o magistério gaúcho. O piso é um direito previsto em lei federal que está em vigor. Não é favor, mas sim uma obrigação pagá-lo. Portanto, uma das primeiras medidas foi contatar o novo ministro da Educação, Cid Gomes, para uma audiência, onde solicitou o apoio e a parceria a fim de que o Rio Grande do Sul e os demais Estados e municípios, que passam por dificuldades financeiras, possam ter o aporte dos recursos federais necessários para honrar a lei do piso. Estou convencido de que a parceria com a União é indispensável”, explica o secretário.

            Vieira também saudou o anúncio feito pela presidente Dilma, durante sua posse, do novo lema do governo federal: “Brasil, pátria educadora”.

 
INÍCIO DO ANO LETIVO

 
            A Coordenadora Regional de Educação da 14ª CRE, professora Tania Rosana Matos Santiago, a Coordenadora-adjunta, professora Enida Lange Sallet e a professora Norma Brigo, juntamente com os demais Coordenadores Regionais participaram nos dias 27 e 28 em Porto Alegre de uma reunião com o Secretário Vieira da Cunha e com os diretores dos departamentos e entidades, com vistas ao início do ano letivo.

            Os alunos da rede estadual de ensino começarão as aulas em 2015, no dia 26 de fevereiro, quinta-feira. Nos dias 24 e 25 de fevereiro as Equipes Diretivas, professores e funcionários estarão em encontro de planejamento nas escolas. Também, no dia 24 de fevereiro, acontecerá um evento de abertura do ano letivo promovido pela SEDUC.      
 

CADASTRO TEMPORÁRIO DE CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL PARA PROFESSOR
 

O Secretário de Estado da Educação, no uso de suas atribuições legais, torna público para conhecimento dos interessados que estão abertas na 14ª Coordenadoria de Educação, sito na Rua Barão de Santo Ângelo, 832 as inscrições para o cadastro temporário de Contratação Emergencial, para o exercício da função de professor, no período de 04 até 10 de fevereiro de 2015, para as Áreas do Conhecimento e Habilitações da Educação Básica nas suas etapas e modalidades.

Os candidatos poderão realizar a inscrição via internet, através do site www.educacao.rs.gov.br ou na Coordenadoria de Educação das 9h às 11h30min e das 14h às 17h.

Maiores informações contatar com Lurdes Mendes pelos fones 3313 0258 ou 3313 0252.


ANÁLISE DE QUADROS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA 14ª CRE

 
            O Setor dos Recursos Humanos continua recebendo as Escolas Estaduais para realizar a análise de quadros, tendo em vista o objetivo de iniciar o ano letivo sem carência de professores e/ou servidores junto às escolas da rede estadual. A Coordenadora Regional de Educação, Tania Rosana Matos Santiago, acredita que o ano letivo iniciará com muita tranquilidade, pois verificamos poucas pendências, além do comprometimento das equipes diretivas, entusiasmo, alegria e confiança diante de mais um ano letivo.

 
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA

 
            Acontecerá no dia 12-02-15, quinta-feira, no auditório da E.T.E. Getúlio Vargas reunião administrativa e pedagógica para Equipes  Diretivas ( Diretores, Coordenadores Pedagógicos e Orientadores Educacionais) das Escolas Estaduais da 14ª CRE, conforme cronograma abaixo:

            - Manhã = escolas do município de Santo Ângelo das 8h30min às 12h

            - Tarde = escolas dos demais municípios de abrangência da 14ª CRE das 13h30min às 17h30min

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITA DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE CERRO LARGO

Nesta sexta-feira (23), a Coordenadora Regional de Educação, Enida Teresinha Lange Sallet, juntamente com a equipe do setor pedagógico, rec...