segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015


REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 

            Acontecerá no dia 12-02-15, quinta-feira, no auditório da E.T.E. Getúlio Vargas reunião administrativa e pedagógica para Equipes Diretivas (Diretores, Coordenadores Pedagógicos e Orientadores Educacionais) das Escolas Estaduais da 14ª CRE, conforme cronograma abaixo:

            - Manhã = Equipe das escolas do município de Santo Ângelo das 8h30min às 12h

            - Tarde = Equipe das escolas dos demais municípios de abrangência da 14ª CRE das 13h30min às 17h30min

            Programação:

ü  Abertura pela Coordenadora

ü  Apresentação da Equipe da 14ª CRE

ü  Assuntos Administrativos e Pedagógicos

ü  Metas: Resgate da identidade da Escola e do Professor /Escolarização, processo ensino-aprendizagem/ Fortalecimento da Gestão Democrática

ü  Calendário Escolar/2015:

v  24/02 Início do Ano Escolar

v  24 e 25/02 Reuniões de planejamento nas escolas e/ou formações regionais organizadas pelas CREs

v  26/02 Início do ano letivo com alunos

v  17/07 Fim do primeiro semestre letivo

v  18/07 a 02/08 Férias discentes

v  20 a 24/07 Período reservado para Jornada Pedagógica/Formação Continuada com a participação dos membros do magistério e demais servidores em exercício na escola

v  25/07 a 02/08 Recesso Escolar
 

COORDENADORA PREVÊ TRANQUILIDADE NO QUADRO DE PESSOAL PARA O INÍCIO DO ANO LETIVO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ABRANGÊNCIA DA 14ª CRE 

            O Setor dos Recursos Humanos recebeu as Escolas Estaduais para realizar a análise de quadros, tendo em vista o objetivo de iniciar o ano letivo sem carência de professores e/ou servidores junto às escolas da rede estadual.

A Coordenadora Regional de Educação, Tania Rosana Matos Santiago, acredita que o ano letivo iniciará com muita tranquilidade, pois verificou-se faltas pontuais. A equipe do RH esforçou-se para reaproveitar os contratos quando necessários, assim como, trabalhou com a preocupação de manter os profissionais em suas escolas.
 

COORDENADORIA ACOMODA ALUNOS NAS VAGAS DISPONÍVEIS DA REDE ESTADUAL
O Setor de Matrículas trabalhou incansavelmente, esforçando-se para atender os pais e alunos dos 11 Municípios de abrangência da 14ª Coordenadoria Regional de Educação, visando atender à solicitação de vagas na escola pretendida, mas também respeitando o limite de alunos por turma.

SEGUNDA ETAPA DO CENSO ESCOLAR
Comunicamos as Escolas Estaduais, Privadas e Municipais que a segunda etapa do Censo Escolar 2014, denominada “Módulo Situação do Aluno”, iniciou no dia 02 de fevereiro de 2015 e encerrar-se-á no dia 20 de março de 2015, tendo como objetivo coletar as informações de rendimento e movimento do aluno no final do ano letivo. Para realizar o preenchimento, acesse o sistema Educacenso no endereço http://educacenso.inep.gov.br e informe os dados solicitados da situação do aluno.

SECRETÁRIO VIEIRA DA CUNHA NA BUSCA POR RECURSOS
Piso Salarial: O secretário afirmou que é necessário discutir os critérios da Lei do Piso para viabilizar o auxílio da União aos estados, como é o caso do Rio Grande do Sul, que vivencia dificuldades orçamentárias. Vieira é autor de um projeto de lei que altera o artigo 4 da Lei do Piso, obrigando o governo federal a repassar recursos aos estados e municípios que não consigam honrar o pagamento do piso aos professores.
Estrutura-física: “Nas áreas essenciais, e a educação é uma delas, o governo dará excepcionalidade. Não vamos deixar de fazer as obras necessárias”, disse Vieira. O secretário também comentou com os representantes de empreiteiras que, nesta semana, a Secretaria Estadual da Educação já recebeu recurso da Secretaria da Fazenda, justamente para agilizar processos que estavam parados e dar início a outros considerados emergenciais.
Formação Continuada: Outra meta é a qualificação continuada do quadro de professores, com cursos de formação que aprimorem o corpo docente.
Escolas de turno Integral: O começo deverá ser pelos CIEPs, as escolas projetadas e construídas durante o governo Collares para funcionarem em tempo integral, e que hoje, exceto a unidade de Canela, funcionam de forma convencional. “São escolas que já têm a concepção arquitetônica e o espaço necessário para funcionarem em tempo integral. Nós vamos, imediatamente, consultar essas comunidades para que, a partir do ano letivo de 2016, possamos retomar o funcionamento dos CIEPs de acordo com o projeto original”.

 

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