quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

14ª CRE PARTICIPA DE REUNIÃO NA CÂMARA DE VEREADORES

ALDEIA INDÍGENA GUARANI, TEKOÁ PYAU,
É TEMA DE REUNIÃO NO LEGISLATIVO DE SANTO ÂNGELO



  
Lideranças buscam agilizar providências no sentido de garantir a permanência digna das mais de 40 pessoas que constituem a Aldeia.
Integrantes da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo estiveram reunidos na terça-feira, dia 02, com algumas das lideranças envolvidas, diretamente, no processo de mudança da Aldeia Indígena Guarani Tekoá Pyau (Aldeia Nova).
A aldeia, que estava provisoriamente instalada em terreno cedido pela Prefeitura, na localidade da Barra do São João, mudou, recentemente, para um espaço próprio, conquistado por meio de uma atuação conjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social, Legislativo Municipal, Ministério Público Federal de Santo Ângelo e Ministério Público do Trabalho.
Graças ao empenho de todos, a Aldeia passou a contar com 15 hectares de terra, em um local escolhido pelos próprios índios e localizado na Ressaca de Buriti. Contudo, conforme explicou o Chefe da Casa Legislativa de Santo Ângelo, vereador Gilberto Corazza, ainda é preciso que uma série de providências sejam tomadas no sentido de garantir a permanência digna das mais de 40 pessoas que constituem a Aldeia.

Transporte interligando a localidade ao município

Diante disso, durante o encontro, os presentes buscaram atualizar as demandas e agilizar ações. Dentre as solicitações, teve destaque a necessidade de implantação de uma linha que faça a ligação entre a Ressaca da Buriti e a Comunidade de Buriti. Atualmente não há nenhum meio que interligue a Aldeia com a cidade. Os acessos estão em precárias condições. Isso é um problema muito sério, uma vez que eles necessitam comercializar seu artesanato, que é a principal fonte de renda da Aldeia. Além disso, caso haja a necessidade de atendimento médico urgente, eles não terão uma opção viável, uma vez que a área está a uma distância de 25 km da cidade e de 10 km da Comunidade, reiterou Corazza.

Providências em andamento

Na ocasião, o secretário de Agricultura, Vander Moreira da Rosa, informou que já estão sendo realizadas melhorias nas estradas. Energia e água potável já são recursos disponíveis aos indígenas, faltando apenas a instalação de uma reservatório que vai possibilitar a distribuição mais efetiva da água. A próxima ação a ser agenciada pelas lideranças será a disponibilização do serviço de transporte coletivo interligando a Ressaca com a Comunidade de Buriti.

Outras demandas

Questões relacionadas à alfabetização das crianças da Aldeia foram, igualmente, discutidas pelos presentes. Inicialmente, os estudantes serão inseridos em escola regular da Buriti, até que seja possível viabilizar a instalação de uma escola indígena para atender a demanda. Também é prevista a realização de um trabalho voltado para inclusão plena das referidas crianças.
Da mesma forma, a Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Agricultura, trabalha pela disponibilização de uma equipe técnica da Emater, no sentido de que seja prestado auxílio especializado, buscando garantir um programa de agricultura baseado na cultura indígena.

Presenças
Participaram da reunião a Coordenadora Adjunta de Educação Enida Teresinha Lange Sallet, a assessora da Educação Indígena da 14ª CRE Elsa Trindade, assim como a Secretária de Assistência Social, Genelúcia Dalpiaz, Secretário Municipal de Agricultura, Vander Moreira da Rosa, vereador Everaldo de Oliveira (vice-presidente do Legislativo Municipal) e vereador Osvaldir Ribeiro de Souza - Vando (Secretário da Mesa Diretora do Parlamento). Conforme informou o Presidente da Casa Legislativa, que coordenou o encontro, deverão ser agendadas, ainda, reuniões com representantes das Secretarias de Saúde e Transporte do Município.
Ana Lunardi – Jornalista                               
Fernando Gomes - Fotógrafo 
Fonte:http://www.camarasa.rs.gov.br/aldeia-indigena-guarani-tekoa-pyau-e-tema-de-reuniao-no-legislativo-de-santo-angelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITA DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE CERRO LARGO

Nesta sexta-feira (23), a Coordenadora Regional de Educação, Enida Teresinha Lange Sallet, juntamente com a equipe do setor pedagógico, rec...