Docentes das instituições de ensino de todo o
Rio Grande do Sul inseridas nos centros de internação da Fase integram o grupo,
do qual fez parte a Coordenadora Pedagógica da E.E.E. M. Herbert de Souza, e
profissionais da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) participaram, no
período de 7 a 9 de novembro, em Brasília, do
Simpósio Nacional em Socioeducação: a escolarização e o atendimento
socioeducativo em perspectiva, promovido pela Universidade de Brasília (UnB).
O Simpósio teve como objetivo oportunizar
espaço científico-profissional de socialização e de debate de estudos,
resultados de pesquisa e experiências profissionais relacionados à
escolarização e ao atendimento socioeducativo no Brasil. Baseado nas
especificidades da política socioeducativa, dos parâmetros do ECA, do SINASE e
das Diretrizes Nacionais para escolarização de adolescentes em cumprimento de
medidas socioeducativas, a atividade foi, ao mesmo tempo, um evento de natureza
científica e profissional, pois que se propôs explorar temáticas
transversais ao campo da investigação científica e ao campo da atuação
profissional.
No
evento, os trabalhos abordaram dois grandes temas relacionados com a
socioeducação. O primeiro o processo de escolarização dos adolescentes e as
práticas pedagógicas, incluindo organização do trabalho docente, implementação
de diretrizes pedagógicas específicas voltadas à realidade socioeducativa,
entre outros. O segundo, esteve voltado ao atendimento socioeducativo oferecido
aos adolescentes em cumprimento de medida, incluindo as metodologias e
experiências de intervenção com jovens, o trabalho intersetorial e em equipes
interdisciplinares, o Plano Individual de Atendimento (PIA), além da avaliação
e elaboração de relatórios.
Andreia Benvenutti da
Rosa, Coordenadora Pedagógica, que integrou a equipe, destacou que esses
debates retratam as diversas realidades que existem na atualidade no Brasil em
termos de socioeducação. Também a importância da parceria entre a Fase e a
Secretaria de Educação (Seduc) que possibilitaram a formação dos profissionais
que atuam no sistema socioeducativo devido às peculiaridades no atendimento de
adolescentes que cumprem medida.
As escolas estaduais inseridas nos Centros de
Atendimento Socioeducativo têm características e dinâmicas próprias e é
necessário acompanhar o que está sendo feito em âmbito nacional. O estudo das temáticas, associadas ao atual
momento histórico e social, podem contribuir para a intervenção no contexto
socioeducativo, para a formação dos docentes, que buscam o exercício crítico da
profissão.
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