sexta-feira, 17 de novembro de 2017

E.E.E.M. Herbert de Souza participa do Seminário Nacional em Socioeducação


                 Docentes das instituições de ensino de todo o Rio Grande do Sul inseridas nos centros de internação da Fase integram o grupo, do qual fez parte a Coordenadora Pedagógica da E.E.E. M. Herbert de Souza, e profissionais da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) participaram, no período de 7 a 9 de novembro, em Brasília, do Simpósio Nacional em Socioeducação: a escolarização e o atendimento socioeducativo em perspectiva, promovido pela Universidade de Brasília (UnB). 
          O Simpósio teve como objetivo oportunizar espaço científico-profissional de socialização e de debate de estudos, resultados de pesquisa e experiências profissionais relacionados à escolarização e ao atendimento socioeducativo no Brasil. Baseado nas especificidades da política socioeducativa, dos parâmetros do ECA, do SINASE e das Diretrizes Nacionais para escolarização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, a atividade foi, ao mesmo tempo, um evento de natureza científica e profissional, pois que se propôs explorar temáticas transversais ao campo da investigação científica e ao campo da atuação profissional.
          No evento, os trabalhos abordaram dois grandes temas relacionados com a socioeducação. O primeiro o processo de escolarização dos adolescentes e as práticas pedagógicas, incluindo organização do trabalho docente, implementação de diretrizes pedagógicas específicas voltadas à realidade socioeducativa, entre outros. O segundo, esteve voltado ao atendimento socioeducativo oferecido aos adolescentes em cumprimento de medida, incluindo as metodologias e experiências de intervenção com jovens, o trabalho intersetorial e em equipes interdisciplinares, o Plano Individual de Atendimento (PIA), além da avaliação e elaboração de relatórios.
            Andreia Benvenutti da Rosa, Coordenadora Pedagógica, que integrou a equipe, destacou que esses debates retratam as diversas realidades que existem na atualidade no Brasil em termos de socioeducação. Também a importância da parceria entre a Fase e a Secretaria de Educação (Seduc) que possibilitaram a formação dos profissionais que atuam no sistema socioeducativo devido às peculiaridades no atendimento de adolescentes que cumprem medida.
            As escolas estaduais inseridas nos Centros de Atendimento Socioeducativo têm características e dinâmicas próprias e é necessário acompanhar o que está sendo feito em âmbito nacional. O estudo das temáticas, associadas ao atual momento histórico e social, podem contribuir para a intervenção no contexto socioeducativo, para a formação dos docentes, que buscam o exercício crítico da profissão.

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