segunda-feira, 20 de novembro de 2017

SEDUC REALIZA FORMAÇÃO COM O NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INDÍGENA GUARANI


A Secretaria Estadual de Educação, por meio do setor de Educação Indígena e do Campo, do Departamento Pedagógico, realizou nos dias 16 e 17 de novembro uma formação com o Núcleo de Educação Indígena Guarani. O encontro realizado no Auditório Paulo Freire, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), teve por objetivo levar ao povo Guarani a compreensão das políticas públicas específicas, elaborar e formatar o Curso Normal dentro das escolas indígenas (antigo magistério) e debater os assuntos destacados na etapa regional Sul e Sudeste da 2° Conferência de Educação Escolar Indígena, ocorrida em Florianópolis, no mês de outubro.
Ao todo, o Rio Grande do Sul tem 90 escolas indígenas e mais de 7.000 estudantes distribuídos nas regiões das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Cruz Alta, Osório, Guaíba, Santo Ângelo, Erechim, Palmeira das Missões, Três Passos e Gravataí.
De acordo com o assessor de Educação Escolar Indígena, Rodrigo Venzon, a formação dividiu-se em cinco eixos: Ensino Superior e Povos Indígenas, Políticas de Atendimento à Educação Escolar, Formação e Valorização dos Professores Indígenas, Práticas Pedagógicas Diferenciadas e Organização e Gestão da Educação Escolar Indígena. “Foram dois dias muito proveitosos. É de extrema importância ouvir as demandas dos povos indígenas e que eles compreendam os seus direitos. A formatação do Curso Normal também era uma solicitação antiga e por meio destes encontros estamos conseguindo elaborar junto com eles esta formação curricular”, explica.
Representando a 14ª CRE, participaram da formação a professora indígena Maria Ortega da Escola Estadual de Ensino Fundamental Igineo Romeu Koen’ju, da Aldeia Indígena localizada no Município de São Miguel das Missões e a Assessora da Pasta Elsa de Souza Trindade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITA DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE CERRO LARGO

Nesta sexta-feira (23), a Coordenadora Regional de Educação, Enida Teresinha Lange Sallet, juntamente com a equipe do setor pedagógico, rec...