quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

COORDENADORES REGIONAIS DO PROGRAMA CIPAVE PARTICIPAM DE SEMINÁRIO


Coordenadores Regionais do Programa Cipave (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar) estiveram em Porto Alegre na quarta-feira (30/11), onde participam de um seminário estadual. A abertura do evento ocorreu pela manhã, com o lançamento oficial do site do Programa, na praça de eventos da Seduc. O site é mais um canal de comunicação que o programa oferece. Nele irão constar todas as informações necessárias para o conhecimento e implementação nas escolas. Serão divulgados também os eventos, notícias e tudo que for ligado à Cipave.
Estiveram presentes no evento a Secretária de Políticas Sociais e da Justiça e dos Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, o Secretário de Estado da Educação, Luís Antônio Alcoba de Freitas, o Secretário de Estado de Segurança Pública, Cezar Schirmer, o Deputado Estadual Tiago Simon, a Secretária Adjunta da Educação, Iara Wortmann, o Major da Brigada Militar, Fabiano Dorneles, a Gerente Estadual da Cipave, Luciane Manfro e representantes das Coordenadorias Regionais.
Em seu discurso, o Secretário Cezar Schirmer, destacou a importância da Cipave na propagação pela Cultura de Paz e suas ações no combate à violência e ao consumo de drogas nas escolas e em seu entorno. “As Cipaves são a melhor ferramenta de enfrentamento contra a difusão da violência e ao combate ao consumo de drogas entre as crianças e adolescentes. Este é o melhor caminho para mudança deste atual cenário que vive o Estado”, afirmou.
O Secretário da Educação, Luís Antônio Alcoba de Freitas também realçou o trabalho entre as representantes Cipaves e a comunidade escolar. “O trabalho em conjunto serve para alavancar os números. Hoje já implantamos mais de 2 mil comissões, e devido às ações entre alunos, pais e professores, o número de casos de bullying e indisciplina diminuíram”, destacou.
A Secretária de Políticas Sociais e da Justiça e dos Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, lembrou do início do programa na cidade de Caxias do Sul, quando ainda atendia apenas as escolas do município. “As primeiras comissões foram implementadas nas escolas da rede do município, em Caxias do Sul. Na rede estadual, nosso objetivo era alcançar 100 escolas, hoje temos mais de 2 mil. Trabalhamos sempre pela cultura da paz e a contenção do avanço da violência no ambiente escolar”, disse.
As Cipaves foram criadas na cidade de Caxias do Sul para trazer ao debate todos os envolvidos no processo educativo dos alunos das escolas municipais. Transformada em Lei Estadual no ano de 2012, as Cipaves estão presentes em 2100 Escolas Estaduais, o que representa mais de 80% da rede. A imensa maioria das comissões foi criada, ou reativada, a partir de março de 2015.
Representando a 14ª Coordenadoria Regional de Educação participou a assessora da CIPAVE Ivana Biermann Teixeira.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITA DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE CERRO LARGO

Nesta sexta-feira (23), a Coordenadora Regional de Educação, Enida Teresinha Lange Sallet, juntamente com a equipe do setor pedagógico, rec...