terça-feira, 26 de abril de 2016

PROGRAMA ACELERA BRASIL



      A Secretaria Estadual de Educação (SEDUC/RS) em parceria com o Instituto Ayrton Senna, promoveu nos dias 18, 19 e 20 de abril a Formação com Assessores das Coordenadorias, Professores e Supervisores mediadores do Programa Acelera Brasil. O evento aconteceu no IPA -  Centro Universitário Metodista em Porto Alegre.
     O Acelera Brasil é um programa de correção de Fluxo do Ensino Fundamental que combate a repetência responsável pela distorção entre a idade/ano que o aluno frequenta e, também, pelo abandono escolar, sendo que o Público Alvo são alunos alfabetizados de 10 a 15 anos, preferencialmente do 3º ao 5º ano, com no mínimo dois anos de distorção. O programa contribui para que, em um ano, o aluno alcance o nível de conhecimento esperado para a primeira fase do Ensino Fundamental, de maneira que possa avançar em sua escolaridade. De acordo com seu aproveitamento, o aluno pode recuperar de 2 a 4 anos perdidos com repetências.
A aceleração da aprendizagem é apenas uma estratégia para atingir o objetivo maior, trata-se de uma intervenção nas políticas educacionais, que tem como objetivo eliminar a cultura da repetência nas escolas, não de mera intervenção pedagógica, pois o programa baseia-se em concepção e materiais testados previamente e os professores do programa contam com supervisão e assistência permanente e possui mecanismos de acompanhamento, controle e avaliação externa, e, com isso, vem se aprimorando ao longo do tempo.
      Representando a 14ª Coordenadoria Regional de Educação participaram da Formação a assessora do Programa Acelera Brasil, Cleni Pires - as supervisoras mediadoras, Adriana Kruger, Ivana Teixeira e Jeni Teresinha Bisonhim - e as professoras - Marines Maros, Sonia Vilges, Taciana Rousselet e Daniela Sanfelice.
      Todas as Escolas de abrangência da 14ª Coordenadoria realizaram os testes para participar do Acelera Brasil, porém só vão participar às que estão dentro dos critérios estabelecidos pelo programa.
      As escolas polos, onde vai acontecer o programa são: Escola Estadual de Ensino Fundamental Ulysses Rodrigues; Escola de Ensino Fundamental Me Catarina Lépori, Escola Estadual de Ensino Fundamental Sparta de Souza e Escola Técnica de Entre Ijuís. Estas Escolas vão atender também alunos do Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, Escola Estadual de Ensino Fundamental Edi Lippert, Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Kruel e Escola Estadual de Ensino Fundamental Esther Shroder.

      Maiores informações contatar com Cleni Pires na 14ª CRE pelo fone 3313 0262.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITA DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE CERRO LARGO

Nesta sexta-feira (23), a Coordenadora Regional de Educação, Enida Teresinha Lange Sallet, juntamente com a equipe do setor pedagógico, rec...