Nestes dois últimos dias da semana, 20 e 21 de julho, os professores
e funcionários da rede estadual de ensino realizam em suas escolas jornada pedagógica.
Essa reunião dos profissionais da educação é uma formação continuada que
possibilita momentos de reflexões, de partilha de ideias, de ensinar e aprender
na coletividade, com o propósito de promover o fortalecimento do processo
educativo.
Cada escola tem autonomia para organizar esse momento, mas o que importa
é que os assuntos ou temas fundamentais venham de encontro com as práticas
pedagógicas que atendam as reais necessidades e anseios da comunidade escolar.
Entre as temáticas está a análise e interpretação dos resultados
do SAERS, para o (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala
de aula.
A Coordenadora Regional de Educação da 14ª CRE, Tania
Santiago, fala da importância deste momento. Estamos trabalhando intensamente
para garantia do direito de aprender dos nossos estudantes, para tanto “ é
importante discutir, planejar e pensar a escola que queremos e buscar
alternativas para essa finalidade de modo coletivo”.
A 14ª CRE, através da coordenadora e do setor pedagógico, está
participando na medida do possível as formações. A Escola Catarina fala da “ importância da formação no contexto atual da
Escola Pública”, já a Escola Unírio Carrera Machado inicia abordando os
resultados e ações em relação ao SAERS.
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