No dia 17 de julho, aconteceu na Escola Estadual de Ensino
Médio Unírio Carrera Machado, o Encontro de Formação Pedagógica para todos os
professores da escola.
A Coordenadora
Regional de Educação Tania Rosana Matos Santiago abordou o Sistema de Avaliação
do Rendimento Escolar do Rio Grande do sul – SAERS, que tem como finalidade
fornecer subsídios para a implementação de ações de formação continuada de
professores, divulgação das boas práticas de escolas com melhores resultados e
identificação das escolas com resultados insuficientes para receber apoio e
realizar o replanejamento de sua ação pedagógica. O SAERS visa além de
contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e para a redução das
desigualdades educacionais, o desenvolvimento de uma cultura de avaliação que
envolva toda a comunidade escolar. Abordou também todos os procedimentos que a
14ª Coordenadoria Regional de Educação fez em parceria com as direções das
escolas, visando ações a serem desenvolvidas por cada unidade escolar.
A Assessora Pedagógica das Escolas em Tempo Integral, Norma
Brigo, ressaltou a importância da avaliação como um processo cotidiano de
ensino e de aprendizagem. A avaliação é fundamental para um bom trabalho
pedagógico, para que os avanços sejam possíveis. Ela é um balizador para aquilo
que o aluno domina, para aquilo que lhe desperta interesse, para aquilo que ele
ainda deve aprender.
Esta concepção de avaliação possibilita o aluno um amplo
contexto de aprendizagem escolar, dada variedade de vivências que lhes são
proporcionadas. Assim, avaliar o aluno em seu processo de escolarização em
tempo integral, significa pensá-lo integralmente ou seja em seu universo
cognitivo, cultural, esportivo e social. Daí a importância do trabalho integrado
entre as áreas do conhecimento de acordo com a matriz curricular da escola em
tempo integral.
Nesta perspectiva, os alunos devem ser avaliados por vários
instrumentos. Os avanços alcançados pelo aluno nas atividades devem ser
considerados na análise de seu desempenho integral e incorporados à avaliação
em outras situações de aprendizagem. Os estudos de recuperação acontecem
paralelos ao ano letivo, com registros claros, precisos e objetivos no diário
de classe do professor.
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