segunda-feira, 17 de julho de 2017

ENCONTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA


No dia 17 de julho, aconteceu na Escola Estadual de Ensino Médio Unírio Carrera Machado, o Encontro de Formação Pedagógica para todos os professores da escola.
 A Coordenadora Regional de Educação Tania Rosana Matos Santiago abordou o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do sul – SAERS, que tem como finalidade fornecer subsídios para a implementação de ações de formação continuada de professores, divulgação das boas práticas de escolas com melhores resultados e identificação das escolas com resultados insuficientes para receber apoio e realizar o replanejamento de sua ação pedagógica. O SAERS visa além de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e para a redução das desigualdades educacionais, o desenvolvimento de uma cultura de avaliação que envolva toda a comunidade escolar. Abordou também todos os procedimentos que a 14ª Coordenadoria Regional de Educação fez em parceria com as direções das escolas, visando ações a serem desenvolvidas por cada unidade escolar.
A Assessora Pedagógica das Escolas em Tempo Integral, Norma Brigo, ressaltou a importância da avaliação como um processo cotidiano de ensino e de aprendizagem. A avaliação é fundamental para um bom trabalho pedagógico, para que os avanços sejam possíveis. Ela é um balizador para aquilo que o aluno domina, para aquilo que lhe desperta interesse, para aquilo que ele ainda deve aprender.
Esta concepção de avaliação possibilita o aluno um amplo contexto de aprendizagem escolar, dada variedade de vivências que lhes são proporcionadas. Assim, avaliar o aluno em seu processo de escolarização em tempo integral, significa pensá-lo integralmente ou seja em seu universo cognitivo, cultural, esportivo e social. Daí a importância do trabalho integrado entre as áreas do conhecimento de acordo com a matriz curricular da escola em tempo integral.

Nesta perspectiva, os alunos devem ser avaliados por vários instrumentos. Os avanços alcançados pelo aluno nas atividades devem ser considerados na análise de seu desempenho integral e incorporados à avaliação em outras situações de aprendizagem. Os estudos de recuperação acontecem paralelos ao ano letivo, com registros claros, precisos e objetivos no diário de classe do professor.







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