terça-feira, 25 de julho de 2017

CAPACITAÇÃO PARA APLICAÇÃO DE RECURSOS DO BIRD

Nesta sexta (21/07), aconteceu no município de Ijuí capacitação para 08 Coordenadorias Regionais de Educação (Polo 3), que foram contempladas com os recursos para obras e reformas. Na oportunidade receberam uma série de orientações referentes aos processos de gerenciamento e aplicação dos valores auferidos. Representando a 14 CRE participaram, Lissandra Angélica Schmitt assessora de obras, Rute Ribeiro Gomes coordenadora pedagógica e Inês Preuss Leal assessora do RH, bem como, diretores e assessores financeiros das cinco escolas contempladas pelo recurso do BIRD.
As cinco escolas de abrangência da 14ª CRE contempladas: E. E. E. M. São Roque, Colégio Estadual João de Castilhos, Colégio Estadual Athayde Pacheco Martins, E.E.E.F Sagrada Família e E.E.E.F Esther Schroeder.
O secretário de Educação Ronald Krummenauer, que coordenou todas as quatro capacitações – São Leopoldo (14/7), Caxias do Sul (19/7), Santa Cruz (20/7) e Ijuí (21/7) –, junto com técnicos do Planejamento, Governanças e Gestão (SPGG), além da Central de Licitações (Celic), do Sistema Geral de Obras (SGO) e da Contadoria e Auditoria-Geral (CAGE), vinculadas às pastas da Administração dos Recursos Humanos (Smarh), de Obras Públicas (SOP) e da Fazenda (Sefaz), destacou a participação ativa das direções de escolas, das coordenadorias de educação e de obras. “Este é um belo exemplo de ação de governo, quando todos os setores se articulam para um mesmo propósito, neste caso, as melhorias das condições das escolas”, ressaltou Krummenauer.
Segundo o secretário, ao final de 2018, mais de 600 escolas terão recebido obras de reforma de melhorias. A previsão é de que essas obras que estão se iniciando agora estejam concluídas em um prazo de um ano. “Se mantivermos esse cronograma de trabalho, existe a possibilidade de buscarmos recursos para outras escolas, mas isso vai depender da nossa capacidade de ação coordenada, por isso a importância dessas capacitações, para que tudo ocorra dentro do rigor técnico”, ponderou secretário.

O dinheiro para as escolas foi repassado na modalidade “autonomia financeira”, ou seja, as próprias direções serão encarregadas pela definição do que precisa ser feito, pela montagem das comissões de licitação (por meio de carta convite), encaminhamento de projetos, contratação das empresas, fiscalização e pagamento. Para isso, terão o apoio de técnicos de todas as secretarias. Em uma mensagem gravada em vídeo, o governador José Ivo Sartori ressaltou a importância da participação dos círculos de pais e mestres no acompanhamento desse processo, já que se trata de uma conquista das comunidades. “Não se faz mudanças sem trabalho”, afirmou o governador.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITA DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE CERRO LARGO

Nesta sexta-feira (23), a Coordenadora Regional de Educação, Enida Teresinha Lange Sallet, juntamente com a equipe do setor pedagógico, rec...