quinta-feira, 13 de julho de 2017

Alunos da EJA da Escola Abílio Lautert participam do projeto: Educação e Direitos Humanos “SEMEANDO VALORES E COLHENDO CIDADANIA"


Ao pensar em práticas pedagógicas de Educação em Direitos Humanos a serem desenvolvidas na Educação de Jovens e Adultos é necessário considerar que ela é o caminho para qualquer mudança social que se deseje realizar dentro de um processo na escola. A educação em direitos humanos, por sua vez, é o que possibilita sensibilizar e conscientizar as pessoas para a importância do respeito ao ser humano, apresentando-se na atualidade, como uma ferramenta fundamental na construção da formação cidadã, assim como na afirmação de tais direitos.
Nesse sentido, justifica-se a necessidade de um trabalho que contemple a educação de jovens e adultos em direitos humanos, como intervenção que vai contribuir para a inclusão social desse contingente educativo. Dessa forma, é fundamental promover uma educação pluralista devido à heterogeneidade dos alunos, outro aspecto relevante é que os alunos da EJA, devido a sua faixa etária, trazem consigo uma história de vida e vivências que não podem ser ignoradas.
Sendo assim, o projeto Educação e Direitos Humanos “SEMEANDO VALORES E COLHENDO CIDADANIA" está sendo desenvolvido no cotidiano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Abílio Lautert no turno da noite com alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA a partir de vivências que perpassam a temática dos Direitos Humanos, buscando o resgate e valorização da vida.

ESTRATÉGIAS DE AÇÃO DESENVOLVIDAS DURANTE O PROJETO:

- Cinema na escola: filme que relata fatos reais
- Palestra sobre Direitos Humanos (drogas...)
- Divulgação do IFFET – valores, trabalho
- Discussões sobre o tema;
- Aula sobre Direitos Humanos (explanação sobre o tema, por turma);
- Painéis;
- Leitura e compreensão de textos;
- Produção de Textos, releituras, pesquisas bibliográficas;
- Dinâmicas compartilhadas;
- Tomar conhecimento de algumas Leis...Leis do Trabalho por exemplo.... 

Desta forma, o projeto tem como objetivo contribuir para a inclusão social dos alunos da EJA desenvolvendo neles o senso crítico que poderá levá-los a uma ação transformadora da realidade.
A 14ª Coordenadoria Regional de Educação parabeniza todos os envolvidos pela iniciativa e trabalho.


Vejam algumas fotos tiradas pela escola:










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