terça-feira, 10 de novembro de 2015

14ª CRE entrega 510 netbooks para escolas da região

A 14ª CRE realizou nesta terça-feira (10) a entrega de 510 netbooks para 12 escolas estaduais da região de abrangência da 14ª CRE. O ato ocorreu no Auditório do Colégio Estadual Missões, com a presença da Coordenadora Regional de Educação Tania Santiago, da equipe da Coordenadoria de Educação, de diretores de escola, representantes do Conselho Escolar, CPM, Grêmio Estudantil, professores, funcionários, alunos e demais autoridades. 
Esta foi à terceira fase de distribuição de netbooks para escolas da rede estadual. Também nesta terça-feira, ocorreram entregas nos municípios de Santana do Livramento, Pelotas e Rio Grande, com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário estadual de Educação, Vieira da Cunha. 
O investimento nesta etapa é de R$ 9,6 milhões. O montante possibilitou a aquisição de 10.130 netbooks, que beneficiarão estudantes de 163 escolas. 
“Apesar da crise financeira que o Estado atravessa, estamos investindo um volume significativo de recursos na compra de equipamentos e na formação de professores para o uso de novas tecnologias. Penso que nós, a partir da execução destes projetos, estamos fazendo a nossa parte para tornar a atividade em sala de aula mais eficiente e prazerosa”, afirma Vieira. 
Contabilizada esta terceira e última fase, 28,6 mil netbooks foram entregues a 666 escolas em 2015. A primeira entrega havia ocorrido no mês de julho e a segunda no final do mês de outubro. O investimento de R$ 27 milhões foi realizado com recursos do orçamento do Estado e de empréstimos tomados junto ao Banco Mundial (Bird). 
Os equipamentos finalizam dois programas: Laboratórios Móveis, no qual os netbooks ficam conectados a armários com rodinhas, o que permite que os professores os transportem e utilizem em mais de uma sala de aula, e Um Computador por Aluno, que distribui computadores para todos os estudantes matriculados no estabelecimento de ensino. 
Ainda este ano, lousas digitais serão adquiridas pelo Governo do Estado. Elas serão destinadas prioritariamente para as cem instituições que fazem parte do Programa Escola em Tempo Integral, que será implantado a partir de 2016.  
 As seguintes escolas foram comtempladas: 
Colégio Estadual Missões – Santo Ângelo
E.E.E.M. Dr. Augusto do N. e Silva – Santo Ângelo
Colégio Estadual Onofre Pires – Santo Ângelo
E.T.E. Pres. Getúlio Vargas – Santo Ângelo
Colégio Estadual Pedro II – Santo Ângelo
ETE Guaramano – Guarani das Missões
EEEB Eugênio Frantz – Cerro Largo
EEEB Pe Antônio Sepp – São Miguel das Missões
ETE Entre-Ijuis – Entre-Ijuis
EEEM João Przyczinski – Guarani das Missões
EEEM Nª Srª do Perpétuo Socorro – Vitória das Missões
Colégio Estadual Profº Pedro Scher – São Pedro do Butiá  
Qualificação dos professores
Até o momento, mais de 10 mil professores participaram de formações para a utilização de novas tecnologias em sala de aula. Além de instruções sobre o uso dos equipamentos, os docentes recebem qualificação para a utilização pedagógica dos objetos de aprendizagem e ferramentas educacionais disponíveis nos netbooks.
As formações são desenvolvidas por meio dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs), que funcionam em cada CRE e possuem contato direto com as escolas.
São disponibilizados cerca de 2 mil objetos de aprendizagem, que podem ser instalados nos netbooks e utilizados de maneira off-line, ou seja, sem a necessidade de conexão com a internet. As ferramentas incluem jogos, editores de texto, imagem, áudio e vídeo. O trabalho é desenvolvido sob o paradigma da educomunicação, que valoriza o aluno na produção do conhecimento.
 
 
 
 



 
 





 
 










 





 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITA DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE CERRO LARGO

Nesta sexta-feira (23), a Coordenadora Regional de Educação, Enida Teresinha Lange Sallet, juntamente com a equipe do setor pedagógico, rec...