quarta-feira, 27 de abril de 2016

Politecnia e projetos na Escola Estadual de Ensino Médio São Roque


No ano de 2010, foi implantado o Ensino Médio Politécnico na Escola Estadual de Ensino Médio São Roque, tendo por objetivo, a realização de projetos educacionais conforme interesse dos alunos, envolvendo diversos temas sociais, a fim de proporcionar experiências positivas para melhorar o ambiente, a convivência e o embelezamento de nossa escola, bem como, outros de interesse da nossa comunidade.
A turma do 2º ano do Ensino Médio de 2016 iniciou o Politécnico em 2014, porém, são 12 anos de coleguismo e convivência tornando-se quase uma família.
A partir de pesquisas iniciamos o projeto do horto medicinal, tendo como foco principal a informação sobre chás, indicando cada planta e a sua função, com o objetivo de instruir as pessoas que habitam a entidade escolar, juntamente com a população do município, que tem a oportunidade de visitar e explorar o horto.
Junto a esse projeto executamos também o embelezamento da escola utilizando palets com o plantio de flores, incentivando de várias formas a reutilização de materiais recicláveis, como garrafas pet, deixando o ambiente mais harmonioso com uma maior variedade de plantas e cores.
Participamos também do projeto de preservação de fontes naturais, realizado pela EMATER do município, visando preservação ambiental, ajudando assim, muitas famílias na distribuição da água para o consumo próprio bem como, da utilização de diversas formas nas suas propriedades.
Finalizamos também o projeto de casas para os pássaros, onde cada aluno confeccionou uma casinha para ser colocada nas dependências da escola, observando a variedade de espécies que ali habitam. O mais recente dos projetos foi a reforma do parquinho da escola, trazendo às crianças um ambiente com mais cor e alegria, tornando-se agradável para todos os que o frequentam.
Estamos muito satisfeitos com tudo o que conquistamos, a turma reconhece o esforço e a dedicação da escola, a ajuda dos professores, funcionários e direção, por nos proporcionar esta oportunidade mostrando que somos capazes de executar as tarefas propostas diante das pesquisas realizadas. É muito importante esse apoio e a confiança nos alunos, oferecendo o material necessário e o suporte para o desenvolvimento dos projetos.
É interessante ainda destacar, que a motivação é o primeiro passo para a garantia da produtividade do projeto em questão, gerando assim, um maior proveito. A importância de desenvolver projetos na escola, requer paciência e força de vontade, pois a união da turma torna-se respeitável perante a comunidade escolar e do município.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITA DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE CERRO LARGO

Nesta sexta-feira (23), a Coordenadora Regional de Educação, Enida Teresinha Lange Sallet, juntamente com a equipe do setor pedagógico, rec...