Aconteceu no dia 18 de julho, na Escola Estadual de Ensino
Médio Unírio Carrera Machado – CIEP de Santo Ângelo, um Encontro de Formação
Pedagógica para professores e funcionários com a finalidade de refletir a
Escola de Tempo Integral diante de um cenário de quebra de paradigmas da forma
de conceber e trabalhar com a educação integral, haja vista a superação de
barreiras culturais, que perpassam as relações interpessoais e de poder no
caráter organizacional da escola, impregnado de heranças burocráticas, tecnicistas
e formalistas. Torna-se um desafio trabalhar a ressignificação das ações
pedagógicas.
A escola deve levar em conta a necessidade de ter mais tempo
e mais espaços de aprendizagem. Mas, o maior desafio é trabalhar justamente com
esse tempo adicional. Ter mais tempo exige ter mais planejamento pedagógico
para aproveitar de forma mais transversal esse tempo.
A educação integral pode sim ser o caminho para a melhoria do
ensino no Brasil. É preciso melhorarmos também o processo de democratização na
educação do País. A Assessora Pedagógica da 14ª Coordenadoria Regional de
Educação e Assessora da Educação Integral Norma Brigo concluiu sua fala
enfatizando que Escola de Tempo Integral – educando os alunos para o pleno
exercício da cidadania e orientando-os
para a vida.
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