quarta-feira, 27 de junho de 2018

ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA É TEMA DE SEMINÁRIO



A Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio do Departamento Pedagógico, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), e membros das coordenadorias regionais e dos municípios, promovei, na segunda-feira (25), o Seminário Estadual de Gestão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O encontro, que ocorreu no Auditório Paulo Freire, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), teve como objetivo proporcionar o fortalecimento das estruturas da gestão, por meio da troca de experiências, e apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes nas escolas. Cerca de 100 representantes do programa no Estado participaram do evento.

No Rio Grande do Sul, o PNAIC, que tem abrangência nacional, apoia-se na ideia de território. Ou seja, as escolas do Estado e do município trabalham em parceria. Para a coordenadora estadual do programa, Lara Viscardi, a manutenção deste tipo de desenvolvimento, na política pública, intensifica o fortalecimento das ações. “A articulação do Comitê Gestor, formado pela Seduc, Undime e Universidades, permitiu, junto ao Ministério da Educação (MEC), que esta ideia, que amplia as possibilidades de aprendizado, fosse mantida”, explica.

A coordenadora do PNAIC pela UNDIME, Márcia Carvalho, ressaltou o desafio de trabalhar o conceito de escola pública. Para ela, quando se trata do PNAIC, é ainda mais necessário ter este pensamento. “A educação transforma pessoas e para que as nossas crianças continuem aprendendo é preciso trabalhar a ideia de escola pública. Não separando entre município ou Estado”, destaca.

A exposição dos trabalhos dos estudantes, localizada na praça principal da Seduc, esteve aberta para visitação até o final da tarde da segunda (25).

Participou do evento, Maria Lúcia Mousquer, de Santo Ângelo - Formadora Local do PNAIC.

PNAIC
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita, a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.












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