sexta-feira, 8 de junho de 2018

SEMINÁRIO ENFRENTAMENTO DA DISTORÇÃO IDADE – SÉRIE



Neste dia 08 de junho de 2018, das 8h30 às 17h, o Centro de Apoio Operacional Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional e participação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promove o Seminário Enfrentamento da Distorção Idade - Série, o qual visa debater as alternativas para o enfrentamento da defasagem idade-série e a correção de fluxo escolar com as instituições que atuam na área e demais interessados.
“A Seduc tem se empenhado para combater esse problema, muitas vezes causado por situações da vida moderna. Entre os responsáveis estão a evasão escolar, gravidez, envolvimento com drogas e outras situações. Cabe a nós buscarmos soluções”, disse o secretário de Estado da Educação, Ronald Krummenauer.
Na parte da manhã a palestrante Andressa Pellanda –Coordenadora de Políticas Educacionais da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (São Paulo/SP) abordou o “Sucesso e permanência com aprendizagem. Fora da escola não pode”, com a mediação da Dra. Rosangela Corrêa da Rosa.
Na parte da tarde serão dois painéis:
 1º Painel- Distorção Idade – Série no Estado do RS e Pesquisa na Rede do Vale dos Sinos - Painelistas: Neusa Terezinha Machado Salaberry - Conselho Estadual de Educação do RS; Profª. Me. Tatiane de Fátima Kovalski Martins – UNISINOS;  Dr. Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho – IFSUL/Pelotas e como Mediadora Dra. Luciana Cano Casarotto – Promotora de Justiça.
  2º Painel- Alternativas para o Enfrentamento da Defasagem Idade-Série e a Correção de Fluxo Escolar -  Painelistas: Sra. Josiane Kapinski – Parobé/RS - Projeto Meta; Sr. Eleandro José Lizot – Secretário Municipal da Educação de Ijuí/RS – Projeto Águia; Profª. Rosália Procasko Lacerda – UFRGS - Programa Trajetórias Criativas - Sra. Lara Milani Viscardi – SEDUC/RS - Projetos e Ações e como Mediadora Dra. Ana Cristina Ferrareze – Promotora de Justiça.
Para finalizar os participantes terão oportunidade de realizar Perguntas/Debates – com o Mediador Dr. Paulo Roberto Gentil Charqueiro – Promotor de Justiça. Representando a 14ª CRE participa a Coordenadora Regional de Educação, professora Enida Teresinha Lange Sallet, a Chefia Pedagógica Rute Ribeiro Gomes e as Assessoras do Pedagógico Rosamari Rossatto e Cleni Pires.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITA DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE CERRO LARGO

Nesta sexta-feira (23), a Coordenadora Regional de Educação, Enida Teresinha Lange Sallet, juntamente com a equipe do setor pedagógico, rec...